sábado, 8 de fevereiro de 2020

Como me tornei KPOPER


Bom, vamos para o início, lá em 2009!
Esse foi o ano em que ouvi uma música sul-coreana (mais conhecido como kpop) pela primeira vez na minha vida. A música foi Perfection do Super Junior, na época tinha gostado da música, na verdade ainda gosto da música, mas isso não vem ao caso.
Depois, veio 2012/2013 com Gangnam Style do Psy, que booooom, todo mundo ouviu essa música, mesmo que não goste de kpop, já ouviu uma música sul-coreana pelo menos uma vez na vida, até porque essa música foi um estouro, em todos os lugares, passava toda hora o mv nos canais de música, tocava direto na rádio.
Aí veio 2014/2015... E bom, esse foi o ano em que ouvi novamente Super Junior com Mamacita (mas sem saber que era o mesmo grupo que ouvi em 2009), ouvi Gotta be you e I am the best do 2ne1 (vulgo, meu primeiro girlgroup, amor eterno, sempre haverá um espaço enorme no meu coração para elas), e também foi o ano em que ouvi pela primeira vez BTS com War of hormone. E é uma história um tanto engraçada, aqui vai ela:
Foi assim, já tinha chegado da faculdade (na época fazia direito), e coloquei na PlayTV (canal de música e outras coisas, e na época era o único canal que passava kpop) e deixei enquanto fui fazer outras coisas, quando voltei para sala começou a passar War of hormone do BTS, e eu adorei a música, porém na época eu não tinha o app Shazan para saber qual era música depois para continuar ouvindo. Então, aquele dia, foi o único dia em que ouvi essa música. Triste, eu sei.
Depois disso, meio que desencanei desse estilo de música, e voltei para as músicas ocidentais, os pops e raps americanos e britânicos. Até 2018.
Em 2018, BTS começou a tocar muito na rádio, principalmente Rádio Disney (era a que mais ouvia, se não a única). E eu me recusava a ouvir BTS porque eu tenho uma cisma de que tudo que vira modinha não me agrada. E meu Deus, como passava DNA na rádio!
Não lembro exatamente o mês, mas minha prima me indicou um filme coreano, chamado Hope (infelizmente não tem mais na Netflix), e que filme, ele te deixa triste, meio feliz, com muita raiva, nojo e por aí vai. Depois disso, fiquei com um pouco de receio de assistir qualquer coisa que fosse asiática. Isso não durou muito, algum tempo depois, comecei a assistir Strong woman Do Bong-Soon, e bom, eu meu apaixonei pelo Park Hyunsik. E que homem! Meu Deus!
Quando terminei de assistir o dorama, fui procurar sobre ele, e fui em imagens e tinha uma foto em questão, onde ele estava com os outros cinco personagens “principais” de Hwarang, um dorama que ele fez com Choi Minho (SHINee), Park SeoJoon e Kim Taehyung (V – BTS) e foi aí que paguei quando disse que nunca iria ouvir BTS.
E foi questão de poucos dias começar ouvir BTS (que é uma outra história, de como me tornei ARMY, porque acho que não cabe dizer aqui, ela é um pouco triste, mas com um final feliz), e depois EXO, GOT7 e BlackPink.... Tudo isso no final de 2018.
Em 2019, veio NCT, Seventeen, Super Junior (de novo), Big Bang, Twice, Red Velvet, Monsta X, Stray kids, Astro, SHINee, Ateez, Kard, Ikon, Winner, Itzy, TXT, AB6IX, SuperM, WayV, Apink, (G)I-dle, F(x), SNSD, Pentagon, HyunA, Chung Ha, I.O.I, Wanna One, Infinite, TVXQ, NU’EST, CLC, MMAMOO, EVERGLOW, 2NE1, algumas músicas do SF9, do Day6, N.Flying, The Rose, 4minute, A.C.E, 2PM, ZICO, Gugudan, SECHSKIES, entre outros, que no momento não estou lembrando.
Bom, essa foi a história de como me tornei KPOPER. A história, não tão profunda, mas que mudou minha vida. Hoje em dia, dentro da minha própria casa pessoas meio que me atacam por gostar deles, no início me incomodava bastante, mas com o tempo fui aprendendo a ignorar. Porque o que importa é o meu gosto e a minha opinião sobre eles e nãos a dos outros. Virar kpoper me fez ser uma pessoa contra a xenofobia (pessoas que têm aversão a pessoas de outros países), o que é totalmente irônico vindo de uma cultura onde eles são xenofóbicos, até mesmo com países do próprio continente, exemplo: Lalisa Manoban, sofreu xenofobia por ser tailandesa. Virar kpoper me fez ser uma pessoa com menos vergonha de expor os meus gostos para as pessoas, alguns anos atrás jamais sairia falando que gostava de One Direction, por exemplo. Hoje em dia posto músicas, memes ou qualquer coisa relacionada ao kpop sem medo de achar o que as pessoas que irão ver irão pensar sobre isso, digamos que quanto a isso estou no mode on: FODA-SE.
Percebi que as pessoas irão falar, o segredo é ignorar. Porque não é o que elas vão falar, não vão ser os comentários idiotas, escrotos, preconceituosos que irá fazer eu parar de ouvir KPOP. Algum dia, quem sabe, não irei mais escutar, mas isso não vem ao caso agora, e nem tão cedo; devo muito a pessoas que não sabem da minha existência, porém se eu pudesse colocava cada um deles dentro de um potinho e cuidava deles para o resto da vida, porque eles mudaram minha vida para melhor, e às vezes acho que os amando, estou retribuindo pouco por tudo que já fizeram mesmo sem saber que fizeram.
E para uns, isso que acabaram de ler, vai parecer a coisa mais idiota que já leu, e tudo bem, ninguém é obrigado a sentir o mesmo que eu.
Virar kpoper, me fez perceber que tenho que correr atrás dos meus sonhos, e que se eu tiver força de vontade, se eu acreditar em mim, irei conseguir tudo que sonhei e até mais. E isso só depende de mim. Me fez respeitar os gostos musicais das pessoas, porque hoje passo na pele quando alguém critica seu gosto musical, antigamente só minha tia falava, mas não me incomodava, hoje ela fala, algumas amigas já falaram, minha prima fala. E no início eu não entendia o porquê de elas falarem mal, de criticarem, de não respeitarem, de não aceitarem o meu gosto musical. Ficava chateada também. Hoje.... Bom, hoje eu não estou nem aí.
Ah, tem minha mãe. Eu sei porque ela não critica, ela respeita e passou a gostar de KPOP, mas agradeço imensamente ela por respeitar antes de tudo, por ela no início ter me aturado a falar só sobre BTS, por ter aceitado ouvir as músicas, por ter aprendido os nomes e a gostar deles, por me levar no cinema três vezes para assistir BTS, mesmo que nos dois primeiros ela não sabia direito quem era quem, mas no terceiro ela já sabia. Agradeço a ela por no início ficar sem entender porque ria tanto à noite assistindo vídeos engraçados do BTS, mesmo ela não entender nada, ela não criticava. Agradeço por ela me levar na Liberdade, e, agora, controlar o que compro lá. Por ter ficado na fila do show do Monsta X ano passado, mesmo que não precisasse. Agradeço por ela ser a única desde o início a respeitar meu gosto musical ter mudado um tanto que drasticamente, por nunca ter criticado, por não entender, mas sem reclamar.
Enfim, é isso. Sem kpop, eu seria uma pessoa tão diferente. Uma Ana Clara, que acho que não iria gostar dela.
xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário